terça-feira, junho 13, 2006

Será que sabem isto?

Simbologia da bandeira portuguesa

Bandeira instituída em Novembro de 1910, pouco depois da implantação da República em Portugal (5 de Outubro de 1910).

Verde: o verde do ideário positivista e republicano (séc. XIX e XX), simboliza as nações que são guiadas pela ciência. Na versão popular simboliza a esperança no futuro.

Vermelho rubro: O vermelho é a cor das revoluções democráticas desde o séc. XVIII que percorreram A Europa, como a revolução de 1848, a Comuna de Paris(1871) ou a revolução republicana em Portugal de 31 de Janeiro de 1891. Simboliza a luta dos povos pelos grandes ideiais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade. Na versaõ popular simboliza os sacrifícios do povo português ao oongo da sua história.

Esfera armilar: Emblema do rei D. Manuel I (1469-1521) e que desde então esteve sempre presente nas bandeiras de Portugal. Simboliza o Universo e a vocação universal dos potugueses. Na versão popular simboliza os descobrimentos portugueses.

Escudo: O Escudo de Armas remete papa a fundação de Portugal. Simboliza a afirmação da cultura ocidental no mundo, e em particular dos seus valores cristãos. Os castelos, quinas e os besnates evocam conquistas, vit
orias e lendas ligadas à fundação de Portugal por D. Afonso Henriques (1109-1185).

(Informações tiradas do site da Lusotopia)

4 comentários:

Hélder disse...

Bela lição de história, amor! agora sim ficou esclarecido!;)

Taralhoca disse...

Ou seja, não tiveste coragem suficiente para te assumires como fanática da selecção e serviste-te da bandeira para dar asas à tua inconfessável paixão...
Sai do armário rapariga!!!!

Cisne branco disse...

Não quero , não quero e não quero!!! O armário é bom e está-se muito bem lá dentro... Portugal, portugal....

Angelica disse...

Sim senhora, que elucidativo!!!
Obrigado por aumentares a minha cultura geral... vou imprimir e estudar ;)